Se você possui um imóvel mas precisa vender esse imóvel como funciona ? posso fazer isso ou não?

 Primeiro de tudo você proprietário deve seguir e respeitar a lei do inquilinato. 

A Lei do inquilinato diz que a preferência de compra é do inquilino portanto na prática Você deve primeiramente oferecer o seu imóvel para seu inquilino , formalizando por carta registrada ou simples email e o seu inquilino terá até 30 dias para formalizar uma resposta Por escrito se será de interesse dele ou não de adquirir seu imóvel. 

Esse e-mail ou carta que o vendedor formaliza ao inquilino deve contar também  o valor desejado em mãos do imóvel ou já com a comissão da imobiliária intermediadora .O Seu inquilino manifestando que não tem interesse ou não manifestando nada você proprietário já pode ir se preparando para vender e o seu inquilino também já vai se preparando para desocupar o imóvel .Tendo 30 dias para sair .

E o vendedor pagará ao locatário a multa proporcional por estar rescindindo o contrato de aluguel.

Essa multa também é possível negociar com o inquilino. Por exemplo: 

  • pagar a mudança dele. 

 se foi uma garantia caução. Você adianta a garantia caução para ele. 

Já o perfil do comprador pode ser um cliente investidor que quer ou não manter o seu inquilino no imóvel ou pode ser para moradia ou para Veraneio.  
No caso do comprador investidor basta pedir ao vendedor comprovante de pagamento do inquilino que comprove que ele paga em dia , que sempre pagou seus aluguéis tudo certinho.
Em uma  eventual visita ao imóvel, aproveite para conversar e conhecer o inquilino e informe  a ele que você está  comprando esse apartamento, pergunte qual a  intenção de continuar nesse móvel ?por mais quanto tempo tem intenção de renovar o contrato de manter o contrato? Porque é seu interesse continuar com você já estou ciente de que você é um bom pagador.
Caso o Comprador seja para moradia, pode - se combinar de pagar um sinal para garantir a compra do imóvel e de pagar o restante quando o inquilino desocupe este imóvel.
Espero que essas dicas te ajudem a fazer um bom negócio
Nós da Administradora Roser estamos á disposição
Dúvidas , escreva para nós: contato@roser.com.br
Bons negócios!



Tire suas dúvidas